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A Indústria do Entretenimento e o Sportainment, a nova geração do Marketing Esportivo, movimentam mais de US$ 1 trilhão por ano, dos quais US$360 bilhões são através do esporte. O Futebol, sozinho, movimenta mais de US$ 260 bilhões.
Essa indústria é a que mais cresce no mundo. Quanto maior for a capacidade ociosa das pessoas, mais a importância do entretenimento e esportes.
A indústria do entretenimento (também chamada pela expressão da língua inglesa show business, abreviado para show biz) refere-se a várias esferas que envolvem as artes performáticas, de seu lado financeiro (incluindo empresários, produtores e distribuidores), ao criativo (artistas, compositores, músicos, esportistas entre outros), passando também pelo estrutural (cinema, televisão, teatro, música, estádios, arenas, ginásios esportivos entre outros).
O setor de entretenimento ao vivo é bastante amplo e engloba os provedores de conteúdo diversos, os promotores de eventos, que podem ser promotores de espetáculo, os operadores de casa de espetáculo, de arenas, estádios, ginásios e de serviço de estacionamento, os operadores de alimentação, bebidas e produtos promocionais e operadores da comercialização de ingressos até o público final.
Temos atualmente, no Brasil, 16 emissoras de televisão que programam esportes 24 horas por dia. Fora as emissoras de sinal aberto que têm seus carros chefes de audiência com transmissões esportivas. Isso dá uma mostra da extrema importância da produção de conteúdo. E o esporte é uma linguagem universal.
O público final é representado por pessoas que podem ter distintas características sócio-demográficas e preferências, conforme o tipo de conteúdo oferecido.
A indústria de entretenimento promove uma grande variedade de eventos, sendo que os principais segmentos de entretenimento ao vivo são os espetáculos musicais, teatrais, exposições de arte e eventos esportivos entre outros.
O que ainda falta, no Brasil, para um melhor aproveitamento de todo esse potencial, são profissionais qualificados.