Esporte. Pode ser um bom negócio para escolas e professores
Cada vez mais o esporte revoluciona também nas escolas. Já se sabe da
importância que o esporte exerce na educação e no meio social, propiciando
o desenvolvimento integral dos jovens.
O jovem, através da prática esportiva, coerentemente coordenada, desenvolve
as competências técnicas, sociais, de relacionamento e de comunicação com o
meio, fazendo com que o indivíduo se integre coletivamente de forma mais efetiva.
A prática esportiva permite ao praticante se envolver em diferentes situações
e delas tirar ensinamentos práticos e mais eficazes no apreender.
O esporte educacional, competitivo e de alto rendimento, cada um no seu tempo
oferecem ao praticante a descoberta do prazer da atividade do exercício físico.
Além de propiciar aos alunos uma vida mais saudável e com saúde, resultado de
uma atividade física bem orientada, o esporte pode significar uma fonte de receita
para a escola.
Muitas escolas já oferecem atividades extracurriculares com o esporte.
Não só para alunos como para seus familiares e moradores das redondezas.
Outra faceta muito importante do esporte é a formação de equipes competitivas
para participar de torneios e campeonatos internos e externos. Essa prática divulga
o nome da escola e de sua imagem.
As universidades americanas têm em seus departamentos de marketing,
profissionais experientes, ou consultorias externas, dedicados a fazerem das
equipes esportivas da escola um grande meio de divulgação a valores muito
competitivos. Para atração dos estudantes atletas, oferecem bolsas de estudo.
Por isso, o esporte universitário americano é tão importante no cenário de
marketing esportivo e sportainment strategy - esporte como entretenimento.
No Brasil, poucas escolas e universidades já perceberam e praticam eficientemente
essa ação de marketing.
Um case muito interessante, é o de uma universidade de São Paulo. Para atrair
vestibulandos e, ao mesmo tempo, provocar uma interação da comunidade com a
universidade, promoveu o Esporte Comunidade Cup: torneios e campeonatos de
diversos esportes entre os colégios adjacentes aos seus campi. A participação,
é permitida a alunos do último ano do ensino médio, que são os vestibulandos em potencial.
Se você quiser saber mais sobre marketing esportivo e sportainment strategy
acesse o site http://www.jcoccosport.com.br .
Se você quiser receber gratuitamente o e-book “As agências de marketing
esportivo” envie um e-mail para josecocco@jcocco.com.br
José Estevão Cocco